Eletrisul - Energia Solar

Como é feita a manutenção de um sistema de energia solar?

24/06/2022

Como é feita a manutenção de um sistema de energia solar?

Você sabia que é possível produzir energia solar em casa? E ainda com fácil instalação? Acredite. E o melhor: o investimento em painéis solares é relativamente baixo e acaba compensando ao longo do tempo com a economia da conta de luz.

Além de representar uma economia, a energia solar é mais limpa e renovável, contribuindo para um meio ambiente mais sustentável e equilibrado.

Continue a leitura e veja como funciona a manutenção de um sistema de energia solar.

Leia também: Veja as respostas para as principais dúvidas sobre a instalação da energia solar.

Como funciona um sistema de energia solar?

Através de painéis fotovoltaicos a luz solar é convertida em energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico. A energia elétrica é gerada pelo inversor solar, que converte energia contínua em alternada, após, a energia é distribuída para o sistema.

A energia solar pode fornecer eletricidade para a casa ou empresa de dia e à noite, e até mesmo em dias nublados ou chuvosos. A partir de um sistema off-grid é possível que a energia seja armazenada em baterias para ser distribuída em dias sem luz suficiente.

Sistemas de energia solar modernos produzem eletricidade até mesmo em dias de pouca luminosidade, devido ao avanço da tecnologia das células fotovoltaicas.

Como funciona a manutenção de um sistema de energia solar?

Como todo equipamento elétrico, os painéis solares demandam manutenção em uma certa frequência para manter seu funcionamento dentro da qualidade e segurança esperada.

Uma manutenção frequente garante uma maior durabilidade e vida útil dos equipamentos, além de minimizar perdas de geração elétrica e aumentar ganhos financeiros.

Por estarem expostos às condições climáticas, como sol e chuva, os equipamentos, principalmente os painéis fotovoltaicos, estão sujeitos a desgaste natural. Os painéis ainda sofrem com acúmulo de sujeira.

A sujeira ofusca as células fotovoltaicas tornando mais difícil que estas recebam luz solar para realizar o efeito fotovoltaico e, assim, converter luz em energia elétrica.

Em cidades maiores como São Paulo, com um alto grau de poluição, os painéis costumam ficar sujos em menos de um ano. Mas na maioria dos casos uma chuva de média intensidade é suficiente para realizar a limpeza das placas solares.

No entanto, em tempos de secas ou em regiões de pouca chuva é necessário manter as placas devidamente limpas. Deve-se também retirar folhas mortas e fezes de animais.

Tipos de manutenção

Existem três tipos de manutenção:

Manutenção preditiva

Tem função de monitoramento para evitar perdas de produção e eventuais prejuízos. Também pode mostrar indícios de danos, como manchas ou arranhões, que podem ser precocemente reparados ou minorados.

Manutenção preventiva

Envolve a limpeza e higienização periódica das placas solares e de todos os equipamentos, como: inversor, suportes, conectores e módulos.

A prevenção melhora a qualidade, identifica danos e prolonga a vida útil.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva ocorre quando alguma parte do sistema foi danificada ou quando é necessária a substituição de algum equipamento. Pode ser solicitada quando notada uma queda significativa da produção energética.

Converse com um especialista em energia solar.


Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.