Eletrisul - Energia Solar

Instalação de Energia Solar: principais dúvidas e suas respostas

26/03/2022

Instalação de Energia Solar: principais dúvidas e suas respostas

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é estimado que até o ano de 2024 o número de residências que utilizarão a micro geração solar fotovoltaica será por volta dos 800 mil. A sustentabilidade não é o único atrativo de se ter uma instalação de energia solar, entre eles se tem uma diminuição na conta de luz, uma ótima durabilidade, valorização do imóvel e melhor estabilidade da rede elétrica oferecida pelo gerador.

Muita gente aqui no Brasil considera a energia solar como uma tecnologia nova, mas ela existe há mais de 30 anos, e em países como a Alemanha 85% das pessoas utilizam energia solar. 

Vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre instalação de energia solar, confira só:

Custo da instalação de energia solar

Embora o custo dos painéis e da instalação de energia solar possa parecer alto à primeira vista, é estimado que o prazo médio para se ter o retorno desse investimento em qualquer região do país é de três anos, além que a durabilidade do sistema de energia solar é de no mínimo 25 anos.

Para saber o custo que seria instalar energia solar na sua casa ou sua empresa, o ideal é que você faça um orçamento, pois esse valor depende do seu consumo de energia, ou seja, quantos painéis vão ser necessários, dependendo também do tipo do telhado, inclinação e orientação, e localização da propriedade. Para fazer uma simulação de orçamento, entre em contato conosco!

Como funciona o sistema de energia solar

O sistema para energia solar é composto por vários componentes, sendo eles: os painéis fotovoltaicos, que são os responsáveis por captar a energia solar e transformá-la em elétrica e inversores, que transformam as correntes elétricas e adequam a voltagem.

Muitas pessoas pensam que durante dias nublados ou chuvosos não é possível usar energia solar, mas ao contrário do que se acredita, mesmo quando o sol está escondido pelas nuvens os painéis funcionam, pois eles convertem a radiação solar, e não a temperatura.

Isso significa que desde que esteja de dia, exceto em situações de tempestades ou períodos prolongados de chuva ou nuvens muito densas, ainda será possível gerar energia a partir do sol. Apenas a noite que os geradores não irão funcionar, então se utiliza a energia injetada na rede da concessionária de energia durante o dia.

Dúvidas sobre a instalação

A instalação de um sistema de energia solar pode durar de dois até três dias, e os quesitos principais que são levados em consideração para a instalação são o custo médio de energia elétrica usado na residência, o número de placas que vão precisar ser instaladas e o dimensionamento do inversor. É uma instalação que não requer mudanças estruturais e não produz muito barulho.

Ainda vou continuar recebendo a conta de luz após a instalação?

Não é possível cancelar os serviços da distribuidora de energia local ao instalar um sistema de captação da energia solar. Porém, se você produzir energia o suficiente para abastecer 100% do seu consumo, você irá pagar apenas a taxa referente ao custo de disponibilidade da rede.

De acordo com a Resolução Normativa 482 publicada em 2012 pela Aneel, qualquer energia extra que seja gerada durante o dia será transformada em “créditos” que abaterão o preço da sua fatura do consumidor no final do mês.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas pelo Whatsapp!


Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.