Eletrisul - Energia Solar

Blog

A sustentabilidade como um diferencial competitivo para sua empresa

A sustentabilidade como um diferencial competitivo para sua empresa

Muitas empresas têm incluído a pauta da sustentabilidade em suas estratégias logísticas e administrativas. Mas você sabia que a sustentabilidade também é um diferencial competitivo para sua empresa?

Além da urgente questão ambiental, que envolve a escassez de recursos naturais, as mudanças climáticas causadas por humanos e a crise hídrica, pensar em sustentabilidade é uma estratégia comercial. Quer saber como ter responsabilidade ambiental pode alavancar suas vendas? Continue a leitura e descubra.

Sustentabilidade como diferencial competitivo: o que isso significa?

Uma empresa é muito mais do que os produtos ou serviços que vende. Um negócio é marcado também pelo conjunto de experiências que pode transmitir aos seus clientes. Assim, uma marca é também as bandeiras que defende, sua cultura, o relacionamento que constrói com o público e todo o conjunto de símbolos que constrói a sua identidade.

Você já deve ter ouvido por aí que para ter um bom relacionamento com o seu público é preciso despertar identificação. É justamente neste detalhe que está o "pulo do gato" para compreender como a sustentabilidade é um diferencial competitivo.

O conceito é bem simples: o público de uma marca se constrói a partir do momento em que se identifica com a marca. Ou seja, se o seu público se preocupa com a sustentabilidade e espera isso das empresas das quais consome, é preciso se preocupar com a ética ambiental para se destacar diante da concorrência.

Com o avanço das tecnologias e a rapidez das redes sociais, hoje o público está cada vez mais exigente. Os impactos ambientais são amplamente conhecidos, assim como as estratégias que as empresas podem fazer para melhorar o cenário. O público está mais preocupado e as empresas devem se preocupar também. Então, que tal adotar novos hábitos?

3 tendências em sustentabilidade para incluir na sua empresa

1. Ecoeficiência

A ecoeficiência diz respeito ao uso inteligente dos recursos. Isso significa otimizar o uso dos recursos naturais, minimizar impactos ambientais e economizar ao prolongar a vida útil do que é utilizado. Políticas de reflorestamento, uso de tecnologias para a diminuição da emissão de carbono, compostagem, entre outras ações.

2. Economia circular

Durante muito tempo o modelo de economia consistia em extrair recursos naturais, transformar e descartar, sem pensar na renovação dos recursos. A economia circular diz respeito ao oposto. Hoje já existem tecnologias para otimizar o descarte de resíduos, diminuir descartes em geral, além de aumentar o ciclo de vida do que é utilizado.

O intuito é não apenas extrair recursos, mas atuar para a renovação deles. Afinal, a escassez de recursos naturais deveria preocupar todas as empresas.

3. Uso de energia renovável

A crise hídrica é um dos principais assuntos do momento no Brasil, mas o problema já é preocupante há algumas décadas. Hoje, a principal fonte de energia no Brasil são as hidrelétricas, mas sabe-se que além de cara, essa energia depende muito das condições climáticas. Além disso, a construção de hidrelétricas é bastante agressiva ao meio ambiente.

O uso de energia solar e outras energias renováveis é uma das formas que as empresas têm de abraçar a sustentabilidade. Além disso, é uma maneira de economizar até 95% na sua conta de luz.

Quer saber mais detalhes? Conheça a EletriSul e solicite um orçamento. Estamos disponíveis para solucionar suas dúvidas sobre o tema e elaborar uma proposta personalizada para a sua empresa!

Como é feita a manutenção de um sistema de energia solar?

Como é feita a manutenção de um sistema de energia solar?

Você sabia que é possível produzir energia solar em casa? E ainda com fácil instalação? Acredite. E o melhor: o investimento em painéis solares é relativamente baixo e acaba compensando ao longo do tempo com a economia da conta de luz.

Além de representar uma economia, a energia solar é mais limpa e renovável, contribuindo para um meio ambiente mais sustentável e equilibrado.

Continue a leitura e veja como funciona a manutenção de um sistema de energia solar.

Leia também: Veja as respostas para as principais dúvidas sobre a instalação da energia solar.

Como funciona um sistema de energia solar?

Através de painéis fotovoltaicos a luz solar é convertida em energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico. A energia elétrica é gerada pelo inversor solar, que converte energia contínua em alternada, após, a energia é distribuída para o sistema.

A energia solar pode fornecer eletricidade para a casa ou empresa de dia e à noite, e até mesmo em dias nublados ou chuvosos. A partir de um sistema off-grid é possível que a energia seja armazenada em baterias para ser distribuída em dias sem luz suficiente.

Sistemas de energia solar modernos produzem eletricidade até mesmo em dias de pouca luminosidade, devido ao avanço da tecnologia das células fotovoltaicas.

Como funciona a manutenção de um sistema de energia solar?

Como todo equipamento elétrico, os painéis solares demandam manutenção em uma certa frequência para manter seu funcionamento dentro da qualidade e segurança esperada.

Uma manutenção frequente garante uma maior durabilidade e vida útil dos equipamentos, além de minimizar perdas de geração elétrica e aumentar ganhos financeiros.

Por estarem expostos às condições climáticas, como sol e chuva, os equipamentos, principalmente os painéis fotovoltaicos, estão sujeitos a desgaste natural. Os painéis ainda sofrem com acúmulo de sujeira.

A sujeira ofusca as células fotovoltaicas tornando mais difícil que estas recebam luz solar para realizar o efeito fotovoltaico e, assim, converter luz em energia elétrica.

Em cidades maiores como São Paulo, com um alto grau de poluição, os painéis costumam ficar sujos em menos de um ano. Mas na maioria dos casos uma chuva de média intensidade é suficiente para realizar a limpeza das placas solares.

No entanto, em tempos de secas ou em regiões de pouca chuva é necessário manter as placas devidamente limpas. Deve-se também retirar folhas mortas e fezes de animais.

Tipos de manutenção

Existem três tipos de manutenção:

Manutenção preditiva

Tem função de monitoramento para evitar perdas de produção e eventuais prejuízos. Também pode mostrar indícios de danos, como manchas ou arranhões, que podem ser precocemente reparados ou minorados.

Manutenção preventiva

Envolve a limpeza e higienização periódica das placas solares e de todos os equipamentos, como: inversor, suportes, conectores e módulos.

A prevenção melhora a qualidade, identifica danos e prolonga a vida útil.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva ocorre quando alguma parte do sistema foi danificada ou quando é necessária a substituição de algum equipamento. Pode ser solicitada quando notada uma queda significativa da produção energética.

Converse com um especialista em energia solar.

Medidas para conter a crise energética no Brasil

Medidas para conter a crise energética no Brasil

A crise energética no Brasil possui muitas explicações e fatores que influenciam na alta do preço da eletricidade.

A solução para a crise energética brasileira não é simples, envolve diversas etapas e anos de investimento. No entanto, com o auxílio de novas tecnologias, é possível melhorar o atual cenário.

Como será explicado neste texto, matrizes energéticas alternativas, como a solar, podem ser parte da solução para baixar a conta de luz e melhorar o fornecimento de energia em todo o país.

Neste texto você vai conhecer medidas que podem resolver, ou ao menos reduzir, os efeitos da crise energética.

Veja também: Conheça as respostas para as principais dúvidas sobre a instalação da energia solar.

Entendendo a crise energética no Brasil

O Brasil, com o seu tamanho continental, possui um potencial energético imenso, com grande quantidade de água, em rios e mares, terras férteis com ventos fortes e constantes.  É um país rico para a produção de energia elétrica.

No entanto, segundo dados do Governo Federal, a matriz energética é formada por cerca de 83% de toda a energia produzida.

Em seguida vem a eólica, com 9,3%, e biomassa/biogás com 8,9%. Por enquanto, a energia solar ocupa apenas 1,4% de toda a matriz energética.

O grande problema desta dependência é que o país enfrenta severos períodos de secas, o que causa até mesmo a paralisação de usinas hidrelétricas. Sendo assim, para cumprir com a demanda é necessário acionar termelétricas, que possuam um custo de produção mais alto.

Desta forma, em períodos de seca e estiagem as concessionárias de energia aplicam bandeiras, aumentando a conta de luz.

As bandeiras tarifárias são classificadas em verde, amarela e vermelha, na última, ao patamar 1, aumenta-se R$3 a cada 100 quilowatts-hora, e R$5, ao patamar 2.

Como solucionar a crise energética?

Como já dito, combater a crise energética não é fácil, envolve grandes esforços por parte do governo, de todas as esferas, mas também da população, que deve ter uso consciente especialmente em tempos de seca.

Infelizmente a tecnologia atual não é capaz de controlar as condições climáticas, de modo que fazer chover ou ventar é impossível. Mas estar bem preparado para adversidades pode fazer a diferença na conta do consumidor final.

A dependência quase exclusiva de hidrelétrica é a principal fonte do problema, investir em mais energias alternativas é a solução.

Não só por questão econômica, mas energias alternativas são mais limpas e renováveis. Desta forma, ampliar as usinas de painéis solares, aumentar os campos eólicos e investir em tecnologias como ondomotriz (onda do mar) e geotérmica (calor interno da Terra) são alternativas a serem pensadas.

É verdade que o cidadão deve fazer sua parte, mas o governo poderia oferecer redução de impostos, isenção de tributos e até mesmo incentivos para que aumentem os números de casas que produzem sua própria energia através de painéis solares.

Programas de conscientização sobre o uso consciente de energia e sobre a possibilidade de produzir energia solar em casa também poderiam ser patrocinados pelo governo.

Conheça mais sobre energia solar.

Retorno do investimento das placas solares: saiba tudo sobre o assunto

Retorno do investimento das placas solares: saiba tudo sobre o assunto

Não é exagero dizer que o futuro da produção energética pertence à energia solar, diante suas inúmeras vantagens em comparação a outras matrizes energéticas.

Além de ser limpa e assim não prejudicar o meio ambiente, painéis solares tornam o usuário livre da cobrança de taxas abusivas na conta de luz.

Aproveite e confira os 5 benefícios da energia solar para o setor varejista.

Neste texto você vai entender mais sobre o retorno sobre o investimento das placas solares.

Como funciona a energia solar

Com uma fonte infinita de energia, painéis solares captam a luz solar convertendo-a em energia elétrica através do efeito fotovoltaico, posteriormente um inversor solar converte corrente contínua em alternada, sendo distribuída pelo sistema.

Desta forma, com placas solares uma casa ou empresa fica alimentando lâmpadas e equipamentos elétricos de forma independente da distribuição da concessionária de energia. E até mesmo é possível vender o excedente.

Um sistema off-grid, ou até mesmo híbrido, permite que o sistema seja alimentado em dias de chuva, pois, a energia solar é armazenada em baterias, que são alimentadas em dias ensolarados.

Outras utilizações

Além de produzir eletricidade, a energia solar pode ser usada para aquecer água para banhos e utilização na cozinha, sendo muito mais segura do que o aquecimento por gás, que traz riscos de explosões e envenenamento.

Portanto, a energia solar é um modo de contribuir com um ambiente mais sustentável e é uma forma de investimento.

Retorno sobre o investimento das placas solares

Em poucos anos o investimento na instalação de placas solares se mostra produtivo. Investir em energia solar se justifica pelos altos preços, que tendem a subir, praticados pelas concessionárias.

Segundo dados do Governo Federal, 63,8% da matriz energética é composta por hidrelétrica, tornando o país dependente de um bom fluxo de chuva, de forma que em períodos de chuvas o preço da conta de luz sofre com aplicação de bandeiras tarifárias.

Portanto, quanto mais sobe a conta de luz mais viável se torna investir em energia solar.

Com placas solares pode-se tanto ter redução, parcial ou total, da conta de luz, como a venda do excedente não consumido.

O retorno de investimento dependerá de muitos fatores, mas, em geral, a energia solar em residências tem payback de quatro anos.

Com fácil manutenção, como pequenas limpezas que podem ser feitas pelo próprio usuário, o sistema de produção de energia solar apresentará lucratividade durante sua vida útil.

Vida útil

Em média, um painel solar mantém bom desempenho durante 25 anos, mantendo o funcionamento de 80% da sua produção inicial. O tempo de duração do painel dependerá de muitos fatores, como por exemplo, o grau de poluição da região onde a residência está localizada.

Portanto, a instalação de painéis solares garante que você não pague mais pela conta de luz por pelo menos 25 anos. De modo que o investimento em energia solar é totalmente viável e de alta lucratividade.

O retorno sobre o investimento pode chegar até 900% ao final dos 25 anos.

Entre em contato para conversar com um especialista.

A importância da responsabilidade socioambiental empresarial

A importância da responsabilidade socioambiental empresarial

Nos últimos anos, há muitos debates sobre a importância da responsabilidade socioambiental empresarial. Afinal, as mudanças climáticas são um problema que atinge a todos e há diversas formas de ser uma empresa sustentável.

Cada vez mais os consumidores procuram consumir com ética, o que significa que a cultura da empresa é levada em consideração. Desta forma, todo o ciclo de produção está sob análise do público, podendo tanto alavancar seus resultados, como ser responsável por uma queda nas suas vendas.

Quer entender mais sobre a importância da responsabilidade socioambiental na empresa? Continue a leitura e descubra.

Afinal, o que significa ter responsabilidade socioambiental empresarial?

Responsabilidade socioambiental é um conceito que significa ter ética nos processos da empresa, no que diz respeito às relações de trabalho e com o meio ambiente. Desta forma, garantir condições justas de trabalho de acordo com as leis e atuar pela minimização de danos ao meio ambiente são formas de ter responsabilidade socioambiental.

A responsabilidade socioambiental se trata de um conjunto de ações que buscam aliar o crescimento do negócio juntamente com a comunidade, o meio ambiente e a cultura interna da empresa.

A empresa pode determinar quais são as suas condutas por meio de uma política interna. A política de um negócio é tudo aquilo que a empresa acredita ser correto, justo ou de acordo com as suas expectativas de mundo. O conjunto de ações pela responsabilidade socioambiental é composto por ações pequenas ou ao nível macro.

Por exemplo, quando a empresa recomenda que cada funcionário tenha sua caneca ao invés de usar copos plásticos, essa é uma ação de mudança individual. Quando a empresa atua com logística reversa e aposta na energia solar, que é renovável, esta é uma mudança macro.

Benefícios da responsabilidade socioambiental

A importância da responsabilidade socioambiental, pensando no mundo é bastante óbvia, afinal, todos se beneficiam de ações de preservação ambiental. Contudo, muitas empresas não sabem que implementar essas ações de responsabilidade traz impactos significativos para o crescimento do negócio. Veja quais são:

 

  • Reputação positiva para a marca: hoje, mais do que produtos ou serviços, as marcas vendem experiências. A experiência do cliente inclui os posicionamentos da marca, pois é a partir disso que alguém pode decidir ou não fazer negócio com você. Quando sua marca diz que usa energia de fonte renovável, por exemplo, ela ganha pontos com os consumidores engajados nas causas ambientais.

  • Melhorias no ambiente de trabalho: muito além de preocupações com o meio ambiente, responsabilidade socioambiental significa se preocupar com as pessoas também. E ao melhorar o ambiente de trabalho também é possível melhorar a produtividade e potencializar seus resultados.

  • Mais talentos para a sua empresa: o perfil dos profissionais mudou bastante nos últimos anos. Hoje, um bom ambiente de trabalho conta bastante para que alguém deseje trabalhar em determinada empresa. Ampliar as responsabilidades socioambientais também diz respeito a diversificar o quadro de funcionários, pensando em incluir diferentes etnias, Pessoas com Deficiências (PCDs), população LGBT e promover a igualdade de gênero.

  • Mais investimentos: já pensou em conquistar mais investidores e crescer? Empresas estrangeiras estão cada vez mais interessadas em temas ligados à diversidade e sustentabilidade. Se a sua empresa apoia essas ideias, grandes chances de fechar negócio!

A responsabilidade socioambiental é mais importante do que você imaginava, não é mesmo? Podemos te ajudar a dar o primeiro passo! Entre em contato com a EletriSul e faça um orçamento. Descubra as vantagens da energia solar para sua empresa!

 

Energia solar para hotéis: entenda porque investir.

Energia solar para hotéis: entenda porque investir.

No segmento de hotéis, um dos principais gastos que os gestores conseguem observar é com os custos nas contas de luz, principalmente durante a alta temporada, quando a ocupação por turistas nos locais costuma ser maior.

Essas questões demandam ainda mais energia para os hotéis, e investir em energia solar pode ser uma excelente opção para reduzir os gastos. Se você quer entender se vale a pena e quais as maiores vantagens desse investimento, solicite o seu orçamento conosco para fazer uma cotação e observe o texto a seguir:

Por que investir em energia solar para hotéis?

Existem diversas vantagens que podemos destacar sobre o investimento de energia solar não só em residências, mas principalmente em empresas e em hotéis, como as que listamos a seguir: 

Redução de custos

Como em todas as empresas, a conta de luz é uma das maiores despesas fixas, e os hotéis não ficam de fora. Principalmente durante o período de alta temporada, onde o consumo é bem alto pelos hóspedes, a conta de luz pode ser um dos custos centrais do hotel.

Por conta disso, cada vez mais podemos observar que o investimento em energia solar é uma maneira eficaz de reduzir esses custos e ainda estabelecer políticas de sustentabilidade para essas empresas.

Dessa forma, além da redução de custos, você também consegue observar o retorno do investimento a médio prazo, em menos de cinco anos após a instalação do sistema, apenas com a economia na conta de luz.

Mais conforto para os hóspedes

Quando um hotel investe em energia solar, é possível que ele tenha capacidade suficiente de oferecer mais conforto para os seus hóspedes. Isso acontece porque mais ambientes podem ser climatizados, luzes podem ser adicionadas e também outros tipos de diferenciais que geram esse conforto.

Agrega valor ao hotel

Mais uma das vantagens de investir em sistemas de energia solar para hotéis é que o valor de mercado aumenta, ganhando um destaque frente aos concorrentes.

Isso é possível por conta dos selos de sustentabilidade que o hotel poderá carregar, tornando a empresa mais competitiva no mercado, sendo um dos maiores diferenciais para ele.

Através dessa iniciativa, é possível que novos clientes sejam atraídos pelo simples fato do hotel se preocupar com a geração de energia limpa e com os impactos ao meio ambiente que serão diminuídos a partir desse investimento.

A diária pode ser valorizada

Com o investimento em energia solar nos hotéis e com a redução dos valores das contas de luz, é possível ter um lucro ainda maior com as diárias. O custo com a manutenção poderá reduzir, e com isso, os ganhos serão otimizados.

Com o investimento correto, a empresa consegue elaborar estratégias para que a sua rede de hotel seja ainda mais competitiva, oferecendo pacotes de diárias e promoções com valores mais atrativos para os consumidores, e assim, atrair cada vez mais novos hóspedes.

Agora que você entendeu o quanto vale a pena investir em energia solar em hotéis, entre em contato conosco e tenha também um excelente suporte através do nosso WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas!