Eletrisul - Energia Solar

Onde falta água sobra sol

08/06/2021

Onde falta água sobra sol

O baixo nível dos reservatórios hídricos no Brasil, colocam o País em estado de atenção. O ONS, órgão, que monitora 161 reservatórios espalhados no território nacional, indica que a redução do índice de chuvas agora atinge todas as regiões brasileiras, sem exceção.
Quando isso acontece, exige do governo um maior acionamento das termelétricas movidas a combustíveis fósseis, mais caras e poluentes, com o repasse destes custos aos consumidores brasileiros.

Dados do ONS apontam que, em janeiro de 2021, o volume de energia elétrica gerada por termelétricas fósseis acionadas pela falta de água nos reservatórios hidrelétricos foi o maior para o mês desde 2015 e o segundo maior desde 1999, quando começou este monitoramento feito pelo órgão.
Portanto, como diversificar a matriz elétrica nacional e aliviar o País do risco de apagões, sem abrir mão da sustentabilidade e sem repassar os custos elevados para os consumidores?

A resposta está no SOL  e na energia solar. A fonte solar fotovoltaica gera energia elétrica, limpa e renovável, a partir da radiação solar. Com isso, complementa nossa matriz elétrica e ajuda a aliviar a pressão sobre os recursos hídricos cada vez mais escassos no País. A água economizada nos reservatórios das hidrelétricas também reduz a necessidade de acionamento de termelétricas fósseis, o que alivia os custos do sistema e o bolso da população.

Diante de mudanças tão profundas e duradouras no clima do Brasil, é bom sempre lembrar: onde falta água, sobra sol.


Saiba mais falando com um de nossos consultores.
Fone: (55) 3213.2442

Não fique com dúvida!


 
 


Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.