Eletrisul - Energia Solar

Painel solar: o que é e como funciona

14/01/2022

Painel solar: o que é e como funciona

Voltando a ser muito discutido em nosso país recentemente, após a crise energética, o uso do painel solar é um caminho alternativo para empresas e residências que querem uma alternativa sustentável e até mesmo mais econômica a longo prazo.

 

Conhecendo o painel e a energia solar

O painel solar é um componente que se torna essencial para gerar energia fotovoltaica. A energia solar é aquela que vem do calor e da luz solar.

Ela pode ser aproveitada de forma heliotérmica ou fotovoltaica, sendo uma fonte de energia limpa e uma das fontes mais promissoras de obtenção de energia de forma sustentável.

Heliotérmica

Na forma heliotérmica, a energia do sol é convertida em calor com a ajuda de painéis solares que refletem a luz solar concentrando em um único ponto em que há um receptor. Esse receptor é constituído por um líquido, aquecido pela luz solar refletida nos painéis.

O líquido em questão é responsável por armazenar calor que aquece a água em usinas, produzindo vapor que movimenta as turbinas das usinas e acionando os geradores, produzindo energia elétrica.

Esse tipo de energia solar é muito mais utilizado na região nordeste, centro-oeste e sudeste do país, em razão da alta incidência solar.

Fotovoltaica

Diferente da heliotérmica, na energia solar fotovoltaica é feita a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. A conversão acontece por meio das células fotovoltaicas.

No momento em que a luz solar incide nessas células, a luz solar causa a movimentação dos elétrons do material semicondutor, formando a corrente elétrica contínua. Tal corrente é transportada pelo material até o inversor, gerando eletricidade.

Nesse sistema fotovoltaico, se utilizam módulos fotovoltaicos e equipamentos que não necessitam de um ambiente com alta radiação para que funcionem, porém, a produção depende da quantidade de nuvens e fatores climáticos.

Os painéis ainda possuem fácil limpeza e alta durabilidade, podendo operar por mais de 30 anos caso utilizados corretamente e vistoriados com certa regularidade.

 

A energia solar no país

No Brasil, o país foi o primeiro entre os subdesenvolvidos a fabricar as células fotovoltaicas, possuindo um cenário muito favorável para gerar energia solar, pela alta incidência de raios solares.

Com a recente crise hídrica de energia, outras fontes de energia estão ganhando força, principalmente a energia solar.

O investimento nesse tipo de energia, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável ao evitar a emissão de CO2, retira a dependência do país pela energia elétrica das hidrelétricas.

Tempos atrás, o uso de energia solar era mais utilizado por empresas e organizações, mas com a maior popularidade do seu uso, está se expandindo para casas e apartamentos que estão preferindo a alternativa sustentável.

Mesmo com as mudanças de forma lenta para a adoção de energias sustentáveis no Brasil, o uso está aumentando e o conceito de sustentabilidade energético se prolifera cada vez mais, se solidificando o conceito de que a energia limpa é muito mais adequada e traz diversos benefícios.

 

Caso você queira adotar uma energia mais limpa e completamente renovável para a sua empresa, saiba que a Eletrisul oferece ótimas soluções em consultoria energética para você gastar menos e ter uma empresa mais sustentável.


Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.