A sustentabilidade como um diferencial competitivo para sua empresa
01/07/2022
Muitas empresas têm incluído a pauta da sustentabilidade em suas estratégias logísticas e administrativas. Mas você sabia que a sustentabilidade também é um diferencial competitivo para sua empresa?
Além da urgente questão ambiental, que envolve a escassez de recursos naturais, as mudanças climáticas causadas por humanos e a crise hídrica, pensar em sustentabilidade é uma estratégia comercial. Quer saber como ter responsabilidade ambiental pode alavancar suas vendas? Continue a leitura e descubra.
Uma empresa é muito mais do que os produtos ou serviços que vende. Um negócio é marcado também pelo conjunto de experiências que pode transmitir aos seus clientes. Assim, uma marca é também as bandeiras que defende, sua cultura, o relacionamento que constrói com o público e todo o conjunto de símbolos que constrói a sua identidade.
Você já deve ter ouvido por aí que para ter um bom relacionamento com o seu público é preciso despertar identificação. É justamente neste detalhe que está o "pulo do gato" para compreender como a sustentabilidade é um diferencial competitivo.
O conceito é bem simples: o público de uma marca se constrói a partir do momento em que se identifica com a marca. Ou seja, se o seu público se preocupa com a sustentabilidade e espera isso das empresas das quais consome, é preciso se preocupar com a ética ambiental para se destacar diante da concorrência.
Com o avanço das tecnologias e a rapidez das redes sociais, hoje o público está cada vez mais exigente. Os impactos ambientais são amplamente conhecidos, assim como as estratégias que as empresas podem fazer para melhorar o cenário. O público está mais preocupado e as empresas devem se preocupar também. Então, que tal adotar novos hábitos?
A ecoeficiência diz respeito ao uso inteligente dos recursos. Isso significa otimizar o uso dos recursos naturais, minimizar impactos ambientais e economizar ao prolongar a vida útil do que é utilizado. Políticas de reflorestamento, uso de tecnologias para a diminuição da emissão de carbono, compostagem, entre outras ações.
Durante muito tempo o modelo de economia consistia em extrair recursos naturais, transformar e descartar, sem pensar na renovação dos recursos. A economia circular diz respeito ao oposto. Hoje já existem tecnologias para otimizar o descarte de resíduos, diminuir descartes em geral, além de aumentar o ciclo de vida do que é utilizado.
O intuito é não apenas extrair recursos, mas atuar para a renovação deles. Afinal, a escassez de recursos naturais deveria preocupar todas as empresas.
A crise hídrica é um dos principais assuntos do momento no Brasil, mas o problema já é preocupante há algumas décadas. Hoje, a principal fonte de energia no Brasil são as hidrelétricas, mas sabe-se que além de cara, essa energia depende muito das condições climáticas. Além disso, a construção de hidrelétricas é bastante agressiva ao meio ambiente.
O uso de energia solar e outras energias renováveis é uma das formas que as empresas têm de abraçar a sustentabilidade. Além disso, é uma maneira de economizar até 95% na sua conta de luz.
Quer saber mais detalhes? Conheça a EletriSul e solicite um orçamento. Estamos disponíveis para solucionar suas dúvidas sobre o tema e elaborar uma proposta personalizada para a sua empresa!