Eletrisul - Energia Solar

Retorno do investimento das placas solares: saiba tudo sobre o assunto

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Retorno do investimento das placas solares: saiba tudo sobre o assunto

Não é exagero dizer que o futuro da produção energética pertence à energia solar, diante suas inúmeras vantagens em comparação a outras matrizes energéticas.

Além de ser limpa e assim não prejudicar o meio ambiente, painéis solares tornam o usuário livre da cobrança de taxas abusivas na conta de luz.

Aproveite e confira os 5 benefícios da energia solar para o setor varejista.

Neste texto você vai entender mais sobre o retorno sobre o investimento das placas solares.

Como funciona a energia solar

Com uma fonte infinita de energia, painéis solares captam a luz solar convertendo-a em energia elétrica através do efeito fotovoltaico, posteriormente um inversor solar converte corrente contínua em alternada, sendo distribuída pelo sistema.

Desta forma, com placas solares uma casa ou empresa fica alimentando lâmpadas e equipamentos elétricos de forma independente da distribuição da concessionária de energia. E até mesmo é possível vender o excedente.

Um sistema off-grid, ou até mesmo híbrido, permite que o sistema seja alimentado em dias de chuva, pois, a energia solar é armazenada em baterias, que são alimentadas em dias ensolarados.

Outras utilizações

Além de produzir eletricidade, a energia solar pode ser usada para aquecer água para banhos e utilização na cozinha, sendo muito mais segura do que o aquecimento por gás, que traz riscos de explosões e envenenamento.

Portanto, a energia solar é um modo de contribuir com um ambiente mais sustentável e é uma forma de investimento.

Retorno sobre o investimento das placas solares

Em poucos anos o investimento na instalação de placas solares se mostra produtivo. Investir em energia solar se justifica pelos altos preços, que tendem a subir, praticados pelas concessionárias.

Segundo dados do Governo Federal, 63,8% da matriz energética é composta por hidrelétrica, tornando o país dependente de um bom fluxo de chuva, de forma que em períodos de chuvas o preço da conta de luz sofre com aplicação de bandeiras tarifárias.

Portanto, quanto mais sobe a conta de luz mais viável se torna investir em energia solar.

Com placas solares pode-se tanto ter redução, parcial ou total, da conta de luz, como a venda do excedente não consumido.

O retorno de investimento dependerá de muitos fatores, mas, em geral, a energia solar em residências tem payback de quatro anos.

Com fácil manutenção, como pequenas limpezas que podem ser feitas pelo próprio usuário, o sistema de produção de energia solar apresentará lucratividade durante sua vida útil.

Vida útil

Em média, um painel solar mantém bom desempenho durante 25 anos, mantendo o funcionamento de 80% da sua produção inicial. O tempo de duração do painel dependerá de muitos fatores, como por exemplo, o grau de poluição da região onde a residência está localizada.

Portanto, a instalação de painéis solares garante que você não pague mais pela conta de luz por pelo menos 25 anos. De modo que o investimento em energia solar é totalmente viável e de alta lucratividade.

O retorno sobre o investimento pode chegar até 900% ao final dos 25 anos.

Entre em contato para conversar com um especialista.


Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.