Eletrisul - Energia Solar

A importância da responsabilidade socioambiental empresarial

sexta-feira, 3 de junho de 2022

A importância da responsabilidade socioambiental empresarial

Nos últimos anos, há muitos debates sobre a importância da responsabilidade socioambiental empresarial. Afinal, as mudanças climáticas são um problema que atinge a todos e há diversas formas de ser uma empresa sustentável.

Cada vez mais os consumidores procuram consumir com ética, o que significa que a cultura da empresa é levada em consideração. Desta forma, todo o ciclo de produção está sob análise do público, podendo tanto alavancar seus resultados, como ser responsável por uma queda nas suas vendas.

Quer entender mais sobre a importância da responsabilidade socioambiental na empresa? Continue a leitura e descubra.

Afinal, o que significa ter responsabilidade socioambiental empresarial?

Responsabilidade socioambiental é um conceito que significa ter ética nos processos da empresa, no que diz respeito às relações de trabalho e com o meio ambiente. Desta forma, garantir condições justas de trabalho de acordo com as leis e atuar pela minimização de danos ao meio ambiente são formas de ter responsabilidade socioambiental.

A responsabilidade socioambiental se trata de um conjunto de ações que buscam aliar o crescimento do negócio juntamente com a comunidade, o meio ambiente e a cultura interna da empresa.

A empresa pode determinar quais são as suas condutas por meio de uma política interna. A política de um negócio é tudo aquilo que a empresa acredita ser correto, justo ou de acordo com as suas expectativas de mundo. O conjunto de ações pela responsabilidade socioambiental é composto por ações pequenas ou ao nível macro.

Por exemplo, quando a empresa recomenda que cada funcionário tenha sua caneca ao invés de usar copos plásticos, essa é uma ação de mudança individual. Quando a empresa atua com logística reversa e aposta na energia solar, que é renovável, esta é uma mudança macro.

Benefícios da responsabilidade socioambiental

A importância da responsabilidade socioambiental, pensando no mundo é bastante óbvia, afinal, todos se beneficiam de ações de preservação ambiental. Contudo, muitas empresas não sabem que implementar essas ações de responsabilidade traz impactos significativos para o crescimento do negócio. Veja quais são:

 

  • Reputação positiva para a marca: hoje, mais do que produtos ou serviços, as marcas vendem experiências. A experiência do cliente inclui os posicionamentos da marca, pois é a partir disso que alguém pode decidir ou não fazer negócio com você. Quando sua marca diz que usa energia de fonte renovável, por exemplo, ela ganha pontos com os consumidores engajados nas causas ambientais.

  • Melhorias no ambiente de trabalho: muito além de preocupações com o meio ambiente, responsabilidade socioambiental significa se preocupar com as pessoas também. E ao melhorar o ambiente de trabalho também é possível melhorar a produtividade e potencializar seus resultados.

  • Mais talentos para a sua empresa: o perfil dos profissionais mudou bastante nos últimos anos. Hoje, um bom ambiente de trabalho conta bastante para que alguém deseje trabalhar em determinada empresa. Ampliar as responsabilidades socioambientais também diz respeito a diversificar o quadro de funcionários, pensando em incluir diferentes etnias, Pessoas com Deficiências (PCDs), população LGBT e promover a igualdade de gênero.

  • Mais investimentos: já pensou em conquistar mais investidores e crescer? Empresas estrangeiras estão cada vez mais interessadas em temas ligados à diversidade e sustentabilidade. Se a sua empresa apoia essas ideias, grandes chances de fechar negócio!

A responsabilidade socioambiental é mais importante do que você imaginava, não é mesmo? Podemos te ajudar a dar o primeiro passo! Entre em contato com a EletriSul e faça um orçamento. Descubra as vantagens da energia solar para sua empresa!

 


Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.