Saiba o que é ESG e sua importância para o mundo corporativo .
02/05/2022
Com a maior exigência vindo dos consumidores para o posicionamento das empresas, adotar práticas sustentáveis para o meio ambiente se tornou um diferencial competitivo que gera destaque no mercado. Porém, ainda é preciso ir além das boas práticas sustentáveis para com a natureza e uma organização deseja, de fato, passar uma imagem de empresa sustentável.
Nesse aspecto, o conceito de ESG funciona como um tipo de certificado de qualidade de uma empresa, atestando para os consumidores e investidores que ela adota boas políticas ambientais, sociais e de governança.
Neste artigo explicaremos exatamente o que é essa sigla e porque ela é tão importante para as empresas que desejam um maior crescimento nas suas áreas de atuação.
ESG ou Environmental, Social and Governance é utilizado como uma forma de medir o comprometimento que as empresas possuem em realizar ações para contribuir com a natureza, a sociedade e transmitir mais transparência ao governo e aos consumidores.
Cada letra de sua sigla, respectivamente, significam em português: Ambiente, Social e Governança, onde:
Diz respeito às práticas ambientais, com o objetivo de reduzir os danos ao meio ambiente, como: implementar a energia solar, adotar uma cultura de reciclagem na empresa e quaisquer outras ações que beneficiem a natureza e o planeta.
Práticas que visam beneficiar os colaboradores da organização e também a sociedade onde está localizada a empresa. Essas práticas vão além de projetos sociais, envolvendo toda a cultura de contratação igualitária e inclusiva de novos colaboradores.
Conjunto de ações que preza por prestar contas e manter a transparência nos processos internos da empresa, mantendo sempre uma conduta de ética e boas práticas.
Em um mundo onde a informação se espalha de forma completamente rápida no meio digital, os consumidores estão sempre atentos para as práticas das empresas, principalmente quando são ações sem ética e moral.
Informações e notícias que afetam negativamente a marca de uma organização agora possuem um impacto muito mais forte, não só resultando na perda de clientes, mas também na perda de investidores de peso, que apresentariam uma oportunidade de crescimento.
Isso faz com que seja necessário se atentar para as práticas e políticas internas, adotando um posicionamento adequado e correto para os pontos citados no ESG, visando o bem do planeta e da comunidade.
Para as empresas que adotarem o ESG, a principal vantagem está em uma visibilidade positiva da marca, que não só atrai e fideliza os clientes, como também aumenta as oportunidades de parcerias e de investidores que possam apostar na organização.
Um negócio que preza pelo bem do planeta, pela sociedade do seu entorno e em possuir transparência faz com que aumente a confiabilidade e o destaque entre os concorrentes, se tornando referência na área de atuação.
As práticas como a adoção de uma energia sustentável, auxiliam também na redução de custos que podem ser encaminhados para novos investimentos, mas não para por aí.
Todas essas políticas também tornam os colaboradores mais motivados, retendo talentos e também atraindo novos, que irão desejar fazer parte de uma organização que é a favor do conceito de ESG.
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