Eletrisul - Energia Solar

Reajustes na conta de luz em 2022: saiba tudo sobre o assunto

07/01/2022

Reajustes na conta de luz em 2022: saiba tudo sobre o assunto

Para quem lida com empreendimentos no campo do varejo, é essencial ficar informado sobre os principais assuntos relacionados à situação econômica do país. Contudo, hoje em dia, nós temos tantos meios de comunicação e variadas fontes de informação que fica difícil se informar de forma simples e objetiva.

Por esse motivo, nós, da equipe da EletriSul, trouxemos para vocês um post com tudo que você precisa saber sobre os reajustes na conta de luz em 2022.

Você já conhece a solução de energia solar da EletriSul?

Antes de explicar como vai se dar o reajuste na conta de luz em 2022, gostaríamos de destacar que os clientes da EletriSul podem ter até 95% de economia na conta de luz e ficam protegidos do aumento de tarifas da energia elétrica através de uma solução completa de energia solar.

Com a instalação de painéis fotovoltaicos para a produção de energia a partir do sol, você fica livre de reajustes pois estará produzindo sua própria energia.

Para saber mais sobre nossa solução em energia solar, acesse nosso blog e solicite um orçamento através do nosso site.

Qual é o contexto energético do Brasil atualmente?

O Brasil, atualmente, está passando pela pior crise hídrica em 90 anos. As usinas hidrelétricas, de forma resumida, são movidas com a força das águas, e representam, aproximadamente, 70% de toda a energia gerada no Brasil. Com a escassez de chuvas e os reservatórios das usinas hidrelétricas em estado crítico, uma crise energética é quase inevitável.

Essa dependência da matriz energética brasileira em usinas hidrelétricas faz com que crises hídricas se transformem rapidamente em crise energéticas de grande porte. Para lidar com a crise, são acionadas as usinas termoelétricas, que geram energia através da queima de combustíveis fosseis, como petróleo, gás e carvão.

No entanto, além das usinas termelétricas serem altamente poluente, também possuem um elevado custo para a produção de energia. A ativação dessas usinas, consequentemente, acaba por encarecer a conta de luz. Tenho certeza de que você notou que a conta de luz está pesando no bolso nos últimos meses, não é mesmo?

A seguir, explicamos por que é necessário um novo reajuste na conta de luz em 2022 e como vai se dar esse reajuste.

 

Por que é necessário um reajuste na conta de luz em 2022?

Em 2020, no início da pandemia, ocorreu um aumento no custo de produção de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é o órgão responsável por determinar e revisar as tarifas e as chamadas bandeiras tarifárias da conta de luz, que repassam para a população quanto está custando para gerar energia naquele momento.

No entanto, a Aneel optou por não repassar esse aumento no custo de produção elétrica para o consumidor, de forma a frear a crise econômica.

No início de 2021, essa falta de repasse se transformou em um déficit de, aproximadamente, 3 bilhões de reais. A realização de reajustes na tarifa era inevitável e, por esse motivo, ao longo de 2021, a Aneel passou a realizá-los, com a conta de luz atingindo a bandeira vermelha patamar 2, a mais alta até o momento.

Mesmo assim, esses esforços não foram suficientes para cobrir o déficit e, em agosto desse ano, foi criada uma nova bandeira tarifária no valor de R$14,20: a bandeira de escassez hídrica. Segundo dados disponibilizados pela Aneel, a estimativa é que em abril de 2022, o déficit atinja os 13 bilhões.

Definitivamente, a arrecadação com o valor pago pela população na conta de luz não está cobrindo todos os gastos com a produção de energia e um reajuste mais expressivo se faz necessário.

Como vai ser o reajuste na conta de luz em 2022

A diretoria da Aneel ainda vai “bater o martelo” em relação a porcentagem do aumento na tarifa de energia e a nova bandeira tarifária, por isso a situação sobre os reajustes na conta de luz em 2022 ainda está em suspenso. O Governo Federal já se pronunciou a respeito e diz estar estudando formas de diminuir o impacto desse aumento para a população.

Quanto a porcentagem do aumento, a Aneel deu uma estimativa de um aumento de 21%, enquanto a TR Soluções, uma empresa especializada em tarifas de energia, estima um reajuste de 19%.

Vale lembrar que o reajuste não vai ocorrer simultaneamente em todo o país. A Aneel reavalia as tarifas de acordo com cada empresa concessionária, responsáveis pela distribuição da energia elétrica.

Geralmente, cada estado possui diversas concessionárias e os reajustes ocorrem em meses diferentes, mas sempre com um aviso prévio. É importante ficar de olhos nas notícias a respeito e se manter atualizado sobre sua concessionária de energia local.

Depois desse post, tenho certeza de que você está muito bem-informado sobre os reajustes na conta de luz de 2022 e como isso vai afetar o seu bolso e as contas da sua empresa.

Convidamos você a considerar a solução de energia solar da EletriSul. Tire suas dúvidas pelo nosso atendimento via WhatsApp. Será um prazer atendê-lo!


Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.