Eletrisul - Energia Solar

Como obter energia solar?

16/12/2021

Como obter energia solar?

Para quem pensa que obter energia solar é um “bicho de 7 cabeças” está enganado. Agora a Eletrisul vai te ajudar a desvendar os mistérios e curiosidades de como é possível ter essa fonte de energia, tanto em casa como na empresa.

Em meio a crise hídrica que o Brasil enfrenta, outras fontes de energia acabaram ganhando força. O aumento na conta de luz é um dos maiores motivos pela procura da fonte de energia solar. 

Se você está assustado com a conta de luz e se preocupa com o meio ambiente, é um forte candidato a ser um adepto da Energia Solar.

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), no mês de setembro de 2021 foi atingida a marca de 600 mil sistemas de geração de energia solar instalados no Brasil. Só no Rio Grande do Sul, mais de 90 mil consumidores já possuem energia solar. Agora você deve estar se perguntando: Afinal, como obter energia solar?

 

Energia solar: métodos de como é produzida

Os métodos de obter energia solar podem ser classificados como diretos ou indiretos.


Os métodos indiretos, precisam de duas ou mais etapas para converter a energia solar em energia utilizável por nós. A energia heliotérmica é um exemplo. Nela, a energia solar atinge os espelhos refletores (onde está concentrado o calor em um tubo a vácuo por onde passa água) e quando ela é transformada em vapor irá alimentar uma espécie de turbina onde será gerada a energia elétrica.

Já os diretos, podemos trazer como exemplo a energia solar fotovoltaica, alcançada após atingir uma célula fotovoltaica, o que cria a eletricidade. São métodos que precisam de apenas uma etapa para obter a energia do sol e transformar em energia utilizável por nós. 

Nosso foco aqui está no método direto.

 

Antes de obter é importante saber como é armazenada essa energia

É possível que esses sistemas de energia solar trabalhem de duas maneiras para armazenar o excedente de energia produzida. 

O mais comum é o sistema on-grid. Eles operam conectados à rede de distribuição de energia elétrica e não usam baterias. O que excede da produção após um dia de funcionamento é injetado na rede possibilitando créditos cumulativos usados em momentos em que a geração de energia seja baixa. 


O sistema off-grid é o menos comum. Nele, o volume de energia gerada no dia-a-dia é sempre maior do que o consumido para que sobre e alimente as baterias, componente no qual é armazenada a energia excedente. Assim, terá energia disponível à noite, por exemplo, ou em momentos de geração baixa como no inverno com muitos dias nublados e de chuva. O sistema off-grid é independente da rede elétrica pública.

 

Qual a diferença do on para o off grid?

O primeiro sistema pode ser instalado em casas e empresas de qualquer tamanho. Entre suas principais vantagens está o sistema de compensação de energia elétrica. 

Já o sistema off-grid é  perfeito para locais mais distantes da rede ou que não possuem acesso para a distribuição de energia. Um destes exemplos seriam áreas rurais e áreas remotas. Ele é o sistema autônomo de energia solar, pode-se dizer assim. 

 

Como instalar Energia Solar

Implementar um projeto de energia solar, apesar de ser algo simples, exige atenção. Para obter energia solar é preciso instalar um sistema de energia fotovoltaica.

Para ter o melhor aproveitamento do produto e com segurança, é indispensável contratar uma empresa especializada, com profissionais capacitados e equipamentos de confiança. Isso é primordial no seu projeto, pois é este profissional que irá instalar e fazer a manutenção do seu sistema. 

 

3 etapas para melhorar a geração de energia solar

Detalhes que você pode não perceber podem fazer a diferença no seu projeto. Não é preciso fazer uma super obra na sua casa ou empresa para obter energia solar, mas algumas etapas devem ser levadas em consideração para melhorar a geração de energia:

Etapa 1 - O projeto precisa ser dimensionado de acordo com o local e as necessidades de consumo de energia diário;

 

Etapa 2 - Escolha de equipamentos de qualidade, instalação correta e testes do sistema fotovoltaico;

 

Etapa 3 - A manutenção do sistema, essa etapa é contínua e irá proporcionar uma maior durabilidade do serviço. 

 

Solicite um orçamento com a Eletrisul e tire suas dúvidas!


Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.