Eletrisul - Energia Solar

Energia Solar: saiba o que é e o motivo de ser o assunto do momento.

10/12/2021

Energia Solar: saiba o que é e o motivo de ser o assunto do momento.

Não é de hoje que escutamos falar em energia solar, mas pode-se dizer que no ano de 2021 o assunto foi destaque em muitos meios de comunicação e até mesmo nos lares.

Apesar do nome ser simples, a energia solar vai muito além do que simplesmente ser produzida pelo sol. Se você já ouviu falar nesse tema, mas sentiu que ainda há muitas dúvidas, fique tranquilo que a EletriSul vai explicar tudo o que você precisa saber.

Energia solar é aquela originária dos raios do sol. Aí você deve estar pensando: “Ok, isso é óbvio, o nome já diz. Mas o que é energia solar?”. Calma! O que você não sabe é que ela pode ser usada de diversas maneiras, dependendo do seu sistema de tecnologia, e é muito mais que isso.

Uma das maneiras de utilizá-la, talvez a mais simples, seria o uso pelo aquecimento solar. Basicamente, serve para aquecer a água e, tanto a luz quanto o calor do sol, podem fazer isso. Porém, nosso foco aqui é explicar para você a maneira mais utilizada da Energia Solar. Inclusive, quando falamos hoje em energia solar, só pensa-se nesta maneira. 

 

Primeiro, é importante diferenciar o seguinte: a fonte de energia primária é a mesma, o sol (seu calor e luz), porém ela pode ser convertida em diferentes fontes de energia secundárias, isso depende das tecnologias que podem ser utilizadas para essa conversão. É esse sistema de tecnologia que diferencia uma da outra. 

 

Agora vamos falar da maneira mais comum que se pensa nesse tipo de energia. Ela é a energia solar fotovoltaica, que é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte de energia. Assim, quando a luz do sol é captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em empresas, residências e até mesmo indústrias.


Como a energia solar é transformada em energia elétrica?

 

Para gerar energia elétrica utiliza-se um sistema chamado sistema fotovoltaico. Ele é a tecnologia utilizada para transformar essa energia a partir da irradiação dos raios solares.
Sabe como isso é possível? Se você lembra das aulas de física sabe sobre o que estamos falando. É um fenômeno físico chamado efeito fotovoltaico, que, basicamente, consiste no aparecimento de uma tensão elétrica quando entra em contato com um material semicondutor, como o silício, por exemplo. Isso acontece quando ele é exposto à luz, por meio dos painéis solares, que compõem junto com inversor, estrutura e proteções, o sistema fotovoltaico ou kit fotovoltaico, como você preferir chamar.

 

Existem duas maneiras que esse sistema pode funcionar, o On Grid, e o Off Grid. Respectivamente, um é ligado à rede de distribuição de energia elétrica e outro opera de forma autônoma, isolado da rede de distribuição Mas, fica tranquilo que em outro momento a gente explica melhor sobre isso. Por enquanto, o importante é entender o que é energia solar e o passo a passo de como funciona. 

 

 

Como energia solar é convertida em eletricidade

1º O sistema fotovoltaico é ligado à rede da concessionária de sua região

2º As placas solares, instaladas no teto da sua casa ou empresa, captam a luz do sol, isso gera uma energia em corrente contínua

3º Um aparelho chamado inversor transforma essa corrente em uma corrente alternada

4º Isso, vai enviar energia para o seu quadro de distribuição que vai alimentar os aparelhos, lâmpadas e demais equipamentos de sua residência e/ou estabelecimento comercial.


Apostamos que agora você já sabe o que é energia solar, não é mesmo? Mas, não custa mais uma ajudinha…

Lembre-se sempre disso: Energia Solar é uma energia renovável, alternativa, limpa e sustentável. Funciona usando a luz do sol como fonte de energia, e se captada por painéis solares, se transforma em corrente elétrica que é capaz de substituir a energia elétrica que estamos acostumados a utilizar. 


Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo.